Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em homenagem aos professores...

Professora Elaine Moreira

Tags: 5ªcre, educação.


Elaine Moreira de Souza, 36 anos, natural do Rio de Janeiro,
formada em Letras (Português/Inglês) pela FAHUPE (Faculdade de Humanidades Pedro II) é uma das educadoras NOTA 10 que conheço.



Professora da rede municipal, lotada na EM 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita,
atua no primeiro segmento com duas turmas de 3º ano e 5º ano do ensino fundamental, nos dois turnos.

Embora a professora tenha uma "quedinha" pelas classes de alfabetização,
 trabalha há mais de 16 anos com turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, séries finais.

Nossa amizade remonta ao início de 2009,
quando voltei a trabalhar na EM Francisco Frias da Mesquita após 14 anos de ausência, período que estive lotada em outra escola. Logo formamos um vínculo profissional e de amizade sincera.

Tudo que faz é com muito carinho e profissionalismo.
Os murais da sua sala de aula são uma "gracinha", sempre recheados de trabalhos das crianças que ela mesma faz questão de mostrar.

Seus alunos mantém uma organização précombinada,
mesmo executando atividades em grupo quando normalmente as crianças ficam mais exaltadas.


A professora, que é uma leitora assídua, instiga em seus alunos  a vontade de ler usando
o acervo da Sala de Leitura como base, além de pesquisar e trazer para sala de aula outros recursos de leitura para que, inserido aos seus propósitos de crescente desempenho da turma, os alunos obtenham êxitos.

Elaine, engajada nos projetos da SME e da escola,
participa de todas as atividades propostas e até as reinventa.

Suas turmas são heterogêneas, conforme todas as turmas de todas as escolas,
mas são atuantes, estão sempre participando de eventos que envolvam dança, canto, poesia...

Enfim, todas as atividades da escola Elaine e sua turma deixam uma linda marca.

Muito importante esclarecer que os alunos não deixam de ter o comprometimento com a frequência, indispensável para um bom desempenho.





Procurando diversificar seu trabalho, Elaine desenvolve as atividades usando música, dança, textos de gêneros diversos, atividades cênicas e com a própria vivência dos alunos, favorecendo uma troca mútua e um crescimento significativo, não só para eles, mas para ela também.

"Faço também um trabalho contínuo através da troca de experiências e conhecimentos, confiando, estimulando e reforçando positivamente não só os meus pontos de vista, mas admitindo perspectivas diferentes das minhas", relata a profª Elaine.

Se, por um lado, toda sorte de diversidade deve ser vista pelo professor como fonte de enriquecimento da ação pedagógica, também é verdade que se precisa lançar mão de estratégias especiais para envolver a todos, para evitar que linguagem, metodologia e conteúdo se tornem inatingíveis* para os mais imaturos ou desinteressados, e essa estratégia é que faz parte da vida profissional da Elaine.




Adepta aos passeios culturais, Elaine não descarta sua sala de aula  como um "espaço aconchegante", que está sempre movimentada.

Ela, nunca se absteve de resolver qualquer problema em sua turma fazendo que os alunos tenham uma maneira respeitosa de lidar.

Embora não tenha queda por redes sociais, usa seu laptop como companheiro, arquivando fotos de todos os momentos diferentes e importantes que têm com seus alunos e de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, além das atividades extra classe.

Com seu jeitinho, leva os alunos terem vez e voz, criando, assim, um clima de camaradagem.

Elaine tem elementos importantes que fazem alguém merecer o título de "educadora": sabe falar, o quanto falar, quando falar e o que falar; é ponderada, coerente e justa; tem uma formação cognitiva e moral sólida e consistente e, principalmente, ama incondicionalmente o que faz.

Parabéns Elaine Moreira, pela sua atuação como grande educadora!

Parabéns ao time da EM Franscico Frias!    
Sandra Maria Coutinho (Diretora Geral); Julieta Filomena (Diretora Adjunta); Celeste Parga (Coordenadora Pedagógica); Soraia (Sala de Leitura) e Mônica Paixão, Cristiane, Jaqueline, Telma Elita, Claudia (todas regentes de turma), além do professor Roberto, de Educação Física, e Carlos (responsável pelas postagens no blog da escola e Estagiário em Pedagogia).   

 Agradeço a profª Telma Elita de Carvalho pela presteza do contato imediato com a profª Elaine.
Agradeço, também, a solicitude da professora, embora tímida por ter sido uma das escolhidas por mim, prontamente estabeleu contato via e-mail e pessoalmente.

Site de interesse:
* Marcia Stein_Educadora e colaboradora do site Educação Pública.http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0068.html

Postado por Regina Bizarro, representante do Rioeduca, 5ª CRE.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário