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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AULAS DE ARTES CÊNICAS




ROTEIRO E FUNDAMENTAÇÃO PARA A OFICINA DE JOGOS TEATRAIS:

Mediadora: [1]Elaine Pernambuco


1. BREVE RESUMO

Teatro (origem)A palavra grega theatron designava o local onde ficavam as pessoas que assistiam à representação, nos anfiteatros. À letra, significa "lugar de onde se vê".

Linguagem - De maneira bastante informal podemos definir uma linguagem como sendo uma forma de comunicação. Elaborando um pouco mais esta definição, podemos definir uma linguagem como sendo "um conjunto de elementos (símbolos) e um conjunto de métodos (regras) para combinar estes elementos, usado e entendido por uma determinada comunidade".

Elementos da Linguagem Teatralcenografia, iluminação, sonoplastia, ação dramática, voz, personagens, adereços,  indumentárias etc.

O texto dramático - Texto escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós).Exemplo: Romeu e Julieta, Senhora dos Afogados, Pluft – O fantasminha etc..

Textos não-dramáticos - Esses textos não estão estruturados em cima de fala de personagens. São exemplos: uma bula de remédio, um conto, uma poesia.


2. IMPROVISAÇÃO ATRAVÉS DOS JOGOS TEATRAIS

Os jogos teatrais são atividades coletivas na linguagem teatral que permitem re (viver) situações cotidianas e que não se subordinam a um texto pré-estabelecido, mas à palavra improvisada. Dessa forma, não se pretende formar “atores” através de sua prática, mas jogadores. Tais jogos possibilitam uma maior interação nas relações humanas que contribuem para a construção de conhecimentos, domínio do uso interativo da linguagem teatral numa perspectiva improvisacional. No Jogo Teatral há procedimentos operacionais específicos a serem seguidos pelo professor/coordenador e o seu enredo sempre é resultante do jogo e jamais ponto de partida.

Como mediar um trabalho pedagógico utilizando os jogos teatrais?

Não há “receitas” prontas para encaminhar uma seqüência didática utilizando os jogos teatrais (estes sim não devem ter sua estrutura modificada ou deixarão de ser jogos teatrais). Entretanto, segue aqui uma sugestão de condução das atividades:


 Dicas de como trabalhar teatro na escola com crianças:

Ø      Evite expor a criança. Ela deve entender que o que está fazendo é somente um jogo;
Ø      Não critique ou sorria durante a sua atuação na área de jogo. Ela poderá se sentir ridicularizada e não querer participar mais;
Ø      Deixe que as crianças decidam, escolham ou negociem entre si que personagens querem fazer. As crianças poderão ficar frustradas e desenvolverem traumas.
Ø      Não direcione papéis relacionando-os a contornos físicos ou ao dito “talento”, ao contrário, desmistifique-o. Todos podem fazer teatro. A arte é para todos.
Ø      Estimule a alegria. Seriedade e comprometimento não são sinônimos de sofrimento;
Ø      Provoque a criação. Evite a reprodução. A arte vem da criatividade e não do “mecanicismo”;
Ø      E lembrem-se: “A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão Fernando Pessoa


Abaixo imagens das aulas de Artes Cênicas na escola Francisco Frias da Mesquita.

Turma 1401.

Turma 1402.

Turma 1201.

 Turma 1302.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Brasília:MEC, 1996.
_______. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEC, 1997.
SOARES, Carmela. Artes na educação .v.2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
SOUZA, Elaine Cristina Rodrigues de.  “Transdisciplinaridade no ensino do teatro e letramento da criança na educação infantil : caminhos possíveis”. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. (Dissertação de Mestrado).
 ____________________________. Ensino da Linguagem Teatral: uma experiência. Recife: UFPE, 2005 (Monografia de conclusão de Pós-Graduação Lato sensu). SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.


[1] Elaine Pernambuco (Elaine Cristina Rodrigues de Souza)  é mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO onde foi bolsista da CAPES, pós-graduada (Especialização) em Ensino de Arte pela UFPE, e Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela mesma instituição. Em Nova Iguaçu atua como Coordenadora Político-Pedagógica na Escola Municipal Vale do Tinguá e professora de Artes no CIEP 394. 
[2] Viola Spolin – atriz e arte-educadora norte-americana que criou a metodologia de jogos teatrais.

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