Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS 2011


"Hoje vou falar sobre a Festa do DIA DAS CRIANÇAS que ocorreu na minha escola. Nessa festa teve muitas coisas. Lá teve pula-pula, pescaria...
Foi muito legal. Eu me diverti muito e também dançamos. Foi muito legal participar da festa."

Thiago Martins, 1501.


"A festa das crianças foi muito boa, divertida e tudo mais!
Teve palhaço, pula-pula e muito mais. Essa festa foi o máximo. Eu dancei, brinquei, me diverti...
Ah, já ia me esquecendo de uma coisa, da capoeira, apresentação feita pela professora Elaine Pernambuco.Essa foi a melhor festa. Espero que venha mais!"
Laisa dos Santos Bonfim, 1501.

"A festa do dia das crianças foi o máximo!
A festa foi muito boa. A melhor festa deste ano!
E lá eu vi amigos de outro ano, professores. Teve pula-pula, brincadeiras...
Obrigado a todos!"

Igor, 1501.




"Gostei muito porque teve várias brincadeiras e adorei o palhaço que era a professora de Artes Cênicas, Elaine, mas achei que durou pouco tempo e gostei dos brindes que os alunos ganharam. Adorei a festa."

Vitória Dulcimar, 1501.



"No dia das crianças teve palhaço e pula-pula, teve um bolo delicioso. E a gente podia ir no pula-pula várias e várias vezes. Os professores e a direção também participaram da festa da escola Francisco Frias
da Mesquita."

Alexandra Chaves, 1501. 
 PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS!

Em homenagem aos professores...

Professora Elaine Moreira

Tags: 5ªcre, educação.


Elaine Moreira de Souza, 36 anos, natural do Rio de Janeiro,
formada em Letras (Português/Inglês) pela FAHUPE (Faculdade de Humanidades Pedro II) é uma das educadoras NOTA 10 que conheço.



Professora da rede municipal, lotada na EM 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita,
atua no primeiro segmento com duas turmas de 3º ano e 5º ano do ensino fundamental, nos dois turnos.

Embora a professora tenha uma "quedinha" pelas classes de alfabetização,
 trabalha há mais de 16 anos com turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, séries finais.

Nossa amizade remonta ao início de 2009,
quando voltei a trabalhar na EM Francisco Frias da Mesquita após 14 anos de ausência, período que estive lotada em outra escola. Logo formamos um vínculo profissional e de amizade sincera.

Tudo que faz é com muito carinho e profissionalismo.
Os murais da sua sala de aula são uma "gracinha", sempre recheados de trabalhos das crianças que ela mesma faz questão de mostrar.

Seus alunos mantém uma organização précombinada,
mesmo executando atividades em grupo quando normalmente as crianças ficam mais exaltadas.


A professora, que é uma leitora assídua, instiga em seus alunos  a vontade de ler usando
o acervo da Sala de Leitura como base, além de pesquisar e trazer para sala de aula outros recursos de leitura para que, inserido aos seus propósitos de crescente desempenho da turma, os alunos obtenham êxitos.

Elaine, engajada nos projetos da SME e da escola,
participa de todas as atividades propostas e até as reinventa.

Suas turmas são heterogêneas, conforme todas as turmas de todas as escolas,
mas são atuantes, estão sempre participando de eventos que envolvam dança, canto, poesia...

Enfim, todas as atividades da escola Elaine e sua turma deixam uma linda marca.

Muito importante esclarecer que os alunos não deixam de ter o comprometimento com a frequência, indispensável para um bom desempenho.





Procurando diversificar seu trabalho, Elaine desenvolve as atividades usando música, dança, textos de gêneros diversos, atividades cênicas e com a própria vivência dos alunos, favorecendo uma troca mútua e um crescimento significativo, não só para eles, mas para ela também.

"Faço também um trabalho contínuo através da troca de experiências e conhecimentos, confiando, estimulando e reforçando positivamente não só os meus pontos de vista, mas admitindo perspectivas diferentes das minhas", relata a profª Elaine.

Se, por um lado, toda sorte de diversidade deve ser vista pelo professor como fonte de enriquecimento da ação pedagógica, também é verdade que se precisa lançar mão de estratégias especiais para envolver a todos, para evitar que linguagem, metodologia e conteúdo se tornem inatingíveis* para os mais imaturos ou desinteressados, e essa estratégia é que faz parte da vida profissional da Elaine.




Adepta aos passeios culturais, Elaine não descarta sua sala de aula  como um "espaço aconchegante", que está sempre movimentada.

Ela, nunca se absteve de resolver qualquer problema em sua turma fazendo que os alunos tenham uma maneira respeitosa de lidar.

Embora não tenha queda por redes sociais, usa seu laptop como companheiro, arquivando fotos de todos os momentos diferentes e importantes que têm com seus alunos e de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, além das atividades extra classe.

Com seu jeitinho, leva os alunos terem vez e voz, criando, assim, um clima de camaradagem.

Elaine tem elementos importantes que fazem alguém merecer o título de "educadora": sabe falar, o quanto falar, quando falar e o que falar; é ponderada, coerente e justa; tem uma formação cognitiva e moral sólida e consistente e, principalmente, ama incondicionalmente o que faz.

Parabéns Elaine Moreira, pela sua atuação como grande educadora!

Parabéns ao time da EM Franscico Frias!    
Sandra Maria Coutinho (Diretora Geral); Julieta Filomena (Diretora Adjunta); Celeste Parga (Coordenadora Pedagógica); Soraia (Sala de Leitura) e Mônica Paixão, Cristiane, Jaqueline, Telma Elita, Claudia (todas regentes de turma), além do professor Roberto, de Educação Física, e Carlos (responsável pelas postagens no blog da escola e Estagiário em Pedagogia).   

 Agradeço a profª Telma Elita de Carvalho pela presteza do contato imediato com a profª Elaine.
Agradeço, também, a solicitude da professora, embora tímida por ter sido uma das escolhidas por mim, prontamente estabeleu contato via e-mail e pessoalmente.

Site de interesse:
* Marcia Stein_Educadora e colaboradora do site Educação Pública.http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0068.html

Postado por Regina Bizarro, representante do Rioeduca, 5ª CRE.
  

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

COMEMORAÇÕES DA PRIMAVERA E FOLCLORE 2011

A linda Rosa Juvenil com a EI10.




A Rainha da Primavera recebendo a faixa da Diretora Sandra.






As Princesas da Primavera também recebem a Faixa das mãos da diretora. 



Dia 6 de outubro  nossa escola realizou, com a ajuda de nossa comunidade escolar, um grande evento com dois assuntos em pauta : O Folclore e a Primavera. Nossas crianças e seus responsáveis mais uma vez compareceram para prestigiar e participar do evento que teve várias apresentações diferentes onde reinou a diversidade cultural. Alguns dos gêneros músicais que marcaram presença na festa:  samba com a turma 1402, funk com a turma 8501, Hip-Hop com, a turma 1501, maculelê com a turma 1401, frevo com as turmas 1301 e 1302  e salsa com a turma 1402.

O dia ensolarado abrilhantou o evento. As crianças puderam se divertir, cantando,"pulando", dançando e brincando, assim como toda criança gosta. Mais uma vez teve de tudo e o principal ingrediente, a alegria tivemos para dar e vender.


                                                           As sementinhas da EI20.




É Primavera, avisa a turma 1101.

O samba da Bahia ao som de Ivete Sangalo dançado pela turma 1201.





O Frevo da região nordeste do país com as turmas 1301 e 1302.



Maculelê é um tipo de dança folclorica, aqui representada pela turna 1401 coordenados pela professora Dulce de Ed. Física. 

A Salsa da 1402, coordenada pela profª. Elaine Pernambuco. 


O samba carioca nos pés da 1402.


Pedi aos alunos  que escrevessem sobre o evento. Vejam alguns comentários abaixo:



Eu vou falar sobre a Festa da Primavera que aconteceu na nossa escola. A nossa festa foi muito boa. Lá teve brincadeiras e muitas apresentações. A minha turma, 1501, dançou hip-hop. Foi muito legal, quando nossa turma dançou, eu achei muito divertido. Eu também achei muito divertido a nossa festa da Primavera.

Thiago, 1501.



(...) todos se divertiram muito, todos se soltaram, todas as pessoas falaram muito bem da nossa escola(...)

Juliana, 1501.



Eu achei a festa muito interessante porque tinha pescaria, tinha brincadeira, pula-pula e muito mais coisas como cachorro-quente, refrigerante, salgadinhos, bolos, docinhos...

Yngrid, 1501.




Eu gostei de todas as danças, mas a dança que ficou mais fofa foi a dança d turma EI10, ficou lindo!

Richard, 1501.



Eu gostei de tudo, da decoração, das brincadeiras, do pula-pula, da pescaria, das danças e dos participantes também.

Kariny, 1501.




A primavera na escola foi muito boa. Teve brincadeiras como pula-pula, teve salgadinho, bolo, refrigerante, tudo foi bom. A festa da primavera foi boa , correu tudo bem...

Eyshilla, 1401.




Na festa da primavera tinha tudo de boa qualidade,  teve várias danças divertidas, quem não veio, deve se arrepender, porque como eu já disse, a festa estava muito boa e quem veio se divertiu muito e não se arrependeu de ter vindo a essa festa maravilhosa.

Vitória, 1501.




Eu achei a Festa da Primavera muito boa porque as danças foram muito legais e todo mundo dançou e ficou muito feliz...

Luiz Henrique de Azevedo, 1501.




 A festa da primavera foi muito boa. Teve danças lindas e os professores e os alunos se divertiram e foi muito legal. Para encerrar a festa o Acelera cantou o Rap do Bullying,  os cantores e dançarinos são: Daniel, Heldel, Victor Hugo, Geovane, Matheus, Gabriel , Cássio e André. E o prof°. Carlos também participou. foi muito bom.

Jéssica, 1501.





Eu gostei muito da festa da Primavera, foi muito bom, minha turma dançou muito bem. Eu adorei a festa , foi muito legal eu me diverti muito!

Laisa, 1501.



Na primavera realizamos uma festa. Teve danças e dançamos Maculelê. O salgado estava gostoso. Mas que pena que foi um dia só...

Lucas Souza Ferreira, 1401.






A Festa da primavera fou muito legal. Teve danças, brincadeiras...

...todos os alunos gostaram e contribuiram. Agora vem a festa do Dia das Crianças. Queremos que o Dia das Crianças seja como a Festa da Primavera. Todas as turmas se apresentaram, a nossa turma, 1401, dançou Maculelê...

Brenda dos Santos Moreira
Milleny Cristine da Silva
Ana Carolina Guimarães
Turma 1401.



Eu gostei muito das brincadeiras e ds danças. A comida estava boa. as música, a pescaria e o pula-pula também foi bom. Dançamos maculelê. Foi show. eu gostaria que fosse igual no dia das crianças...
Douglas 1401.



A Festa da Primavera foi muito legal porquer teve música, danças, comida, pescaria e pula-pula. Todas as turmas se apresentaram. A turma da tia Cristiane, EI10, Dançou a Linda Rosa Juvenil. A turminha da Tia Mônica, EI20, dançou uma música sobre Primavera, e foi muito lindo!
A turma da tia jaqueline, 1101, também dançou uma música sobre primavera e a minha turma(1401) dançou Maculelê.
A festa foi incrível.

Camilla, 10 anos.



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FESTIVAL DE TALENTOS








No dia 27 de setembro, aconteceu um Festival de Talentos na Escola Francisco Frias da Mesquita. Toda escola participou. Foi muito legal e divertido. Tinha um monte de grupo de dança. O "Game Over" com os dançarinos Matheus, Helder, André e Daniel ficou em primeiro lugar. Eles dançaram muito bem e também tinha o meu grupo com Jéssica, fabiane, Duana e Kariny. Nós ficamos em 5º lugar...

Jessica Palmeira Martins, turma 1501.


"O Festival de Talentos aqui da escola foi muito bom. A maioria dançou funk. O jardim foi uma coisa linda, eu adorei. O que eu gostei mais foi o GAME OVER porque a dança deles foi diferente e animou a escola..."

Laisa, 1501.  


"O festival de talentos foi a melhor coisa que aconteceu na escola. Foi show de bola, teve competição, a maioria dançou. Espero que tenha outras vezes".
Fabiane, turma 1501.




"No dia do festival foi muito bom, todos arrebentaram". Cássio, Gabriel e Juliana, turma 1501.




"Eu achei o Festival de talentos muito legal. Os concorrentes arrebentaram, além de ter sido só músicas de Funk, foi bom também porque não teve brigas, os jurados foram justos. Assim como todos os outros festivais, esse também foi ótimo"(...).

Larissa, 1501.




"O Festival de Talentos foi a melhor coisa que aconteceu no ano.
Os alunos puderam mostrar seus talentos. E os grupos?
Uma maravilha. Sem falar no grupo Game Over que ficou em primeiro lugar. Foi uma beleza"!

Anderson, 1501.




Clique no link abaixo para ver a apresentação  vencedora do Festival com o grupo Game Over:


Clique no Link abaixo para ver Os Avassaladores, grupo que ficou com o segundo lugar do Festival de talentos.













Agradecemos a toda equipe Francisco Frias!




































terça-feira, 4 de outubro de 2011

VISITA AO PLANETÁRIO


 Sexta-dia 30 de setembro- nossas crianças tiveram a ótima oportunidade de ir ao Planetário. Abaixo comentários tecidos por eles:

"Eu gostei de ir ao Planetário, muito legal. Aprendi muitas coisas. Gostei quando um rapaz me apresentou um objeto que tinha uma bola amarela que representava o sol. Ele também falou das quatro estações. Gostei também de uma sala, parecia um cinema e nessa sala passou um filme e a gente aprendeu bastante com esse filme. O lugar é muito bonito."

Bruna Carla de Oliveira, turma 1402.




"No planetário tem máquina de signos e tem muitas máquinas. Em outra máquina, parecia que estávamos em outro planeta.
O filme foi sobre o mundo lá de cima e também apareceu dois meninos que eram de outros planeta é nós tínhamos que ajudá-los.Ainda no filme, vi nosso sistema solar. Foi muito bom."

Larissa Ketlen, 1402.


"O filme foi sobre o planetário e eu vi muitos planetas."
Andrey Cleiton, 1402.


"Eu gostei que aprendi muitas coisas sobre o planeta. Gostei também de ter ido porque o rapaz me ensinou as estações do ano lá. Ensinou também coisas da praia, maré alta, maré baixa. Gostei dos planetas e do filme que os etezinhos fizeram o projeto."

Thaís Regina, 1402.


"Eu nunca fui num passeio tão legal. Gostei mais do telescópio."

Thamires,1402.






 

"Foi muito bom. Lá é interessante demais, eu vi as estrelas e os planetas."

                                                          Robson Rodrigues Ribeiro, 1402.



"Eu gostei de muitas coisas e eu vi os planetas o que eu lembro o nome do planeta é Jupter. Gostei também dos alieníngenas que vi no cinema do Planetário. Também apareceram signos no teto."

Eduardo de Moraes, 1402.

"Vi um aparelho que você bota a data que você quiser e aparece como os planetas vão se mexer. Dentro da sala de cinema apareceu os planetas e os signos."

Daniel, 8501.



"Gostei do filme que vimos, tinha vários grupos de estrelas, asteróides, aprendi sobre signos numa máquina que colocava a data de aniversário."

Paolla Cristine Ferreira Lyrio, 1402.





"Na sexta-feira fui para o passeio da escola, foi muito bom. Brinquei, vi planetas, me diverti, fui para um
 lugar que parecia um cinema. Foi muito maneiro."
Rayane, 1402.




 
 Os Astronautas da Francisco Frias da mesquita.