Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

FESTA JULHINA 2011

 Na verdade veio, na última sexta, dia 15.

Nossa festa foi ótima. Tivemos todos os ingredientes necessários para que pudesse ser o maior sucesso. Agradecemos aos responsáveis e a todos da comunidade que compareceram para abrilhantar esse dia.

Comidas típicas, danças de todas as turmas, alegria, pescaria e até pula-pula fizeram do “Arraiá Francisco Frias 2011” uma linda confraternização. É um momento é tanto para socializar.

E para quem acredita que uma imagem vale mais que mil palavras:













  Agradecemos aos nossos alunos e desejamos boas férias a todos!




2º COC

Nosso segundo Conselho de Classe, no último dia 13,  começou com a dinâmica "Caixinha de Primeiros Socorros", onde cada participante escolhia um item de caixinha para depois todos lerem os significados. Dentre os itens podemos destacar o "Saquinho de Chá" cujo seu significado é de tranquilizar. A dinâmica foi seguida do texto "Depende de Você". Texto esse de reflexão, lido pela professora Cláudia.

Participaram da reunião:

Alunos Representantes de Turmas e do Grêmio Estudantil;
professores;
estagiário;
equipe de direção(diretora, adjunta e coordenadora pedagógica).

Nossos objetivos foram de avaliar o desenpenho de cada turma; planejar estratégias e atividades de recuperação paralela para os alunos e a autoavaliação da escola.

Dentre os assuntos surgidos na reunião a greve dos docentes estaduais acabou aparecendo, uma vez que a falta de compromisso político com a educação que atravessa décadas se reflete em nossas salas de aulas.
Nas avalições das turmas os alunos citavam sempre situações em que não dava para fugir da política que é viva no ambiente educacional. Nossos alunos nos questionavam sobre mais bebedouros e quadra para a prática de educação física, por exemplo. A eles, foi explicado um pouco da complexidade das situações.
Os alunos representantes apresentaram as avaliações de suas turmas.

A avaliação da  EI10 foi apresentada pela professora com o tema "Amo muito tudo isso!".
As crianças falavam e a professora Cristiane anotava. Entre as coisas que os pequenos gostam na escola destacam-se: Professores, merenda, lavar as mãos e "fazer o nome".

Já os alunos da EI20 da professora Mônica destacaram como coisas que eles gostam os vídeos e "trabalhinhos".
A turma 1101 trabalhou o tema : Mudança para o retorno das férias. Professora Jaqueline orientou os alunos na costrução do cartaz e o Representante Edson Mateus apresentou o trabalho da turma lendo os itens do "Arraiá dos Compromissos".


No segundo ano da Professora Telma o grupo foi orientado a corrigir alguns comportamentos e a avaliação  foi construida diante da indagação: Vamos levar para longe ?



Os alunos da 1301,terceiro ano da manhã, Profª Elaine, tiveram a ideia do Tema da Avaliação da turma que foi: "Nosso Arraiá só tem coisas boas". Apresentado pelo aluno Wilson.



Já o terceiro ano da tarde, profª Cristiane, destacou entre fatos bons que aconteceram a eleição do Grêmio Estudantil que aconteceu neste bimestre e o material(cadernos, mochilas, etc.) recebido por eles.




Os alunos da 1401, profª Mônica, fizeram sozinhos a avaliação da turma e destacaram entre as coisas boas a Sala de Leitura, serventes, festa, danças, passeio, e o comportamento da turma.




A turma da profª Cláudia, 1402, fez a avaliação coletiva destacando oque precisa ser melhorado em relação ao comportamento dos alunos.




As representantes Juliane e Fabiane apresentaram a avaliação da 1501, profª Elaine.

E o aluno Helder, representando a 8501, disse que a turma não tina nada de ruim. Porém questionou o comportamento dos colegas no momento que a avaliação era feita. Helder também perguntou:
"Existe vários grupos na turma. Os inteligentes, os que não fazem bagunça, os bagunceiros(...)"
"(...)Por que o grupo dos bagunceiros é o mais legal"?

Achamos importante o aluno colocar o que pensa principalmente em uma reunião assim. Pois não é toda criança que vence a barreira da timidez para expor suas ideias. Por fim, a ele foi explicado que nem sempre o que parece ser legal, bom , é realmente legal. E que as crianças que fazem bagunça e brincam em momentos que não são para brincar só perceberão o que se perde quando chega na idade adulta, isso pode levar décadas e fica mias difícil recuperar. Por isso, a importância de prestar atenção nas aulas e não lever dúvidas para casa.

Além dissso, o texto "DEZ DICAS PARA UM JOVEM VENCEDOR" de Luiz Almeida Filho  traz na dica nº 1 uma das resposta que podem ajudar ao Helder e a muitos jovens:
"Escolha seus amigos. Não ande com pessoas que não vão agregar nada à sua vida futura".

Explicamos que quando chegamos a idade dele(entre 11 e 13 anos), por exemplo, devemos iniciar a preocupação com a vida futura.

Helder, a pedido do estagiário Carlos, também  disse o que pensou do COC.
"Olha a reunião nem foi ruim, nem bom foi normal. As professoras são muito seguras. O que ela fala, responde, pergunta. Eu achei muito legal os trabalhos(avaliações) das outras turmas e o meu. A parte que eu mais gostei foi a parte da comida. To brincando, gostei de tudo".


Após a pausa para o lanche, as crianças foram para casa e o trabalho continuou entre os professores e a equipe de direção. Então, depois de todas as professoras falarem e discutirem sobre conceitos dos alunos e , traçarem metas para recuperação, a nossa diretora Sandra Santos parabenizou o trabalho de todos os professores e orientou paciência para a continuidade do mesmo. Ela também destacou situações ditas pelos alunos nas avaliações das turmas. Para Sandra foi bom ver que as crianças pensam bem da Sala de Leitura e da aula de reforço. Ainda foi elogiada a postura das alunas representantes Larissa e Rayane da 1402 e  a autonomia do grupo da 1401, representado por Douglas Welton.