Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA.





Dia 18 de junho a nossa escola completou quarenta e sete anos. Por isso, no dia 17- sexta-  realizamos as comemorações.








Demos início ao evento com a parte cívica. Às 7h e 30 min. com a entrada do pelotão da bandeira.

Após cantarmos o hino nacional  a chapa que ganhou as eleições do Grêmio Estudantil tomou posse. A presidente Bruna, o vice Cauã, a primeira secretária Júlia e a segunda secretária Maria Victória(foto abaixo).


 

logo em seguida um resumo da história da escola foi apresentado por alunos dirigidos pela coordenadora pedagógica Celeste.
 Continuando as homenagens a participação da sala de leitura foi feita com a coordenação da “Tia Soraia” que junto aos alunos idealizou um livro com os personagens que ajudam a compor a história da nossa escola. 


 
As crianças começaram as apresentações com as turmas 1101 - professora Jaqueline - e EI 10 - professora Cristiane - cantando temas que representassem  a rotina da escola.



Na sequência a turma 1301 - professora Elaine - Apresentou o tema "Amigos de Verdade", relacionando o tema apresentado com as amizades que fazemos na escola.




A 1401 - Profª Mônica - cantou o "Rap do Professor" da Xuxa e do Gabriel Pensador em homenagem aos professores.



O grupo da - 8501(Acelera), Profª Telma - leu homenagens a escola e cantou o Rap do Bullying, composto pelo grupo.



 
Então cantamos todos juntos os parabéns para a nossa escola e depois a profª Dulce( Educação Física) dirigiu as brincadeiras para as crianças .
Ainda teve canjica e cachorro-quente para os alunos do primeiro turno. 




Começando o segundo turno nossa coordenadora pedgógica Celeste falou sobre a fundação da escola e passou a palavra a diretora Sandra que falou também sobre o tempo de convivio e do que a escola pode representa na vida dela. A turma EI20(Profª Mônica), em seguida, cantou e dançou ao som de "hora do Recreio".





 Na turma 1201 - da professora Telma -  foram apresentadas músicas que fazem parte do currículo escolar.








O grupo que se apresentou depois foi o da 1302 cantando "homenagem aos Professores" do Patati Patatá.



Penúltima apresentação do dia de comemoração de aniversário da escola, a turma 1402 leu o texto "A Escola" de Paulo Freire.


E a 1501( Profª Elaine) cantou "Ao Mestre Com Carinho".


Após tudo isso, nossos alunos cantaram parabéns para a escola e foram comer a canjica preparada pelas merendeiras da escola.









FESTIVAL DA CANÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO(FECEM).

A escola Francisco Frias da Mesquita marcou sua presença na tarde de ontem(28/6) no 23º FECEM(etapa da 5ª CRE).
Os alunos levaram o funk do bem para o festival de música com o "Rap do Bullying".


Tatiana Alves, uma das compositoras da letra da canção, disse:

 "Foi legal porque todos se apresentaram muito bem e todas as escolas ganharam trofeús por participação. Alunos de outras escolas que se apresentaram."

O ritmo empolgante do funk genuinamente carioca, tocado nos tambores e no agogô pelos alunos Cássio Gabriel(turma 1501), André(8501) e Gabriel Vinícíus(1501) contagiou o público e os jurados. Os cantores Vitor, Henrique, wenderson, Geovane e Helder - todos da turma 8501 -  deixaram o recado com o refrão(composto pelas alunas Mayara e Tatiana) que diz" Bullying não pode não, porque machuca a gente e machuca o coração". E, para animar ainda mais o público, os alunos Matheus e Daniel mandaram muito bem na dança. Esses foram os ingredientes usados pela escola pra chegar bem na competição. O aluno Helder ganhou o trofeu FECEM-da 5ª CRE- de melhor comunicação com o público.


 Daniel no "Beat box"...


A percussão do funk( Professor Carlos Carvalho e os alunos Gabriel, André e Cássio).


Os "Mcs" Wenderson e Helder.


Os "MCs" Geovane, Henrique, Vitor e Wenderson.



A dança com...


 ...Daniel e Matheus.



Todo o grupo no palco do Teatro Miguel Falabela(FECEM 2011).


 Carlos Carvalho idealizador do Projeto Escola de Funk na escola Municipal Francisco Frias da Mesquita recebendo o prêmio de participação.

Além da nossa escola, participaram também do evento as escolas Evangelina Duarte Batista, França, Haiti, Irmã Zélia, Mozart Lago, Núcleo de Arte Profº Souza da Silveira, Profº Carneiro Felipe e Rugendas que ganhou o primeiro lugar do FECEM da 5ª CRE com a música Morena.

Dentre muitos pontos positivos do festival, podemos destacar a diversidade de gêneros músicais. Quem esteve no Teatro Miguel Falabela Na tarde do dia 28, ouviu samba, funk, hip hop, reggae,rock, baião. Assim foi o FESTIVAL DA CANÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO(FECEM).






sexta-feira, 17 de junho de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE.

No último dia 10, nossa escola se organizou para falar de meio ambiente, da importância que tem o M.A. na nossa vida. Além do trabalho de conscientização que é feito a todo o momento com nossas crianças, aproveitamos a data que não pode ser esquecida para trabalhar o conceito na comunidade escolar. Familiares e amigos dos alunos foram convidados a assistir as apresentações que as turmas prepararam para alertar sobre o tema.

As apresentações começaram com as turmas EI10 e 1101 e as crianças cantaram:

"vamos juntos amiguinhos do nosso planeta cuidar"


A segunda apresentação do dia com a turma 1301 foi uma representação da "Canção da Tempestade". Eles represeentarar cantando uma segunda música para reforçar a mensagem:
"apos a tempestade sempre vem um tempo bom".


A 1401  cantando a música A voz  trouxe a mensagem:

"Juntos uma mesma voz"
"passo a passo por um dia melhor"

Vale resaltar que a música foi escolhida pela turma.


Finalizando o evento do primeiro turno, toda a escola cantou a música "A Semente do Amanhã" de Beto Guedes.


Iníciando as comemorações do segundo turno a turma 1402 leram o texto "Cuidamos do Meio Ambiente Quando..."

Dando continuidade ao evento se apresentaram as turmas 1201, 1302 - que levou o tema "sustentabilidade" explicando que seu siginficado são práticas para garantia de qualidade de vida -, 1501(que trouxe os animais representando o M.A.) e a EI20 que cantou um tema sobre animais.

O turno da tarde também encerrou o evento com a música "Semente do Amanhã". 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Informação. Notícias de Maio.


INFORMAÇÃO

 

Rio de Janeiro, maio de 2011





 
Os alunos do projeto Acelera (turma 8501) participam do projeto Escola de Funk idealizado pelo estagiário Carlos Carvalho. A proposta é orientar ortografia , gramática e produção textual(com os temas cidadania e valores sociais) através da música. Dentro deste programa a turma compôs o Rap do Bullying e vai representar a escola no FECEM (Festival da Canção Escolar do Município) que acontece no fim do mês de Junho.


Mais notícias do Informação:



ESPECIAL DIA DAS MÃES

A escola homenageou o dia das mães( na sexta ,6 de maio) e as mães ficaram felizes. A nossa escola caprichou no dia das mães. Todas as turmas fizeram uma dança e a tia Celeste fez brincadeiras com as mães. Perguntamos ao nosso colega de turma João Vitor o que ele achou da festa.

Warlley, Richard e Guilherme. Turma 1501.

“Gostei da nossa dança e da dança dos outros. A música e a dança foram muito lindas porque a música era do Luan Santana e ele canta muito bem”.     Entrevistado: João Vitor, turma 1501.